Kit Queijo Canastra Meia Cura Tradicional com Salame Nobre Defumado e Geleia de Pimenta com Blueberry e Mel
Simulador de Frete
- Calcular freteKit Queijo Canastra Meia Cura 1kg + Salame Nobre Defumado Vila Caipira 430g + Geleia de Pimenta com Blueberry e Mel - Vidro 250g
Informações Sobre o Kit Queijo Canastra meia cura com Salame e Geleia
Características do Queijo: Casca amarelada, textura lisa e macia, sabor marcante do queijo artesanal.
Ingredientes: Leite cru, coalho, pingo e Sal.
Produtores: Lobeira, Ponte Velhano, Pedacin da Serra, Capão Grande.
*Enviamos conforme o estoque, caso tenha preferência de produtor favor nos informar na montagem do pedido.
Harmonização:
- Vinho tinto encorpado: Um vinho tinto encorpado, como um Malbec ou Cabernet Sauvignon, pode ser uma excelente escolha para harmonizar com o queijo Canastra. A estrutura e os taninos desses vinhos combinam bem com a intensidade e a cremosidade do queijo.
- Vinho branco mineral: Para uma abordagem diferente, experimente combinar o queijo Canastra com um vinho branco mineral, como um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc. Esses vinhos frescos e cítricos podem equilibrar a riqueza do queijo, criando uma harmonização refrescante.
- Cerveja artesanal: Uma boa cerveja artesanal pode ser uma ótima opção para harmonizar com o queijo Canastra. Escolha uma cerveja de estilo mais encorpado, como uma Belgian Tripel ou uma Stout, que tenha notas maltadas e torradas para combinar com os sabores intensos do queijo.
- Doces tradicionais: O Canastra é ideal para comer com uma goiabada cascão, um doce de leite ou até mesmo compotas, dando uma complexidade de sabores misturando o doce com o salgado e valorizando todo o sabor do queijo.
- Café: Sendo um queijo tão versátil, o Canastra também vai super bem com um café de qualidade, sobretudo aqueles de acidez moderada e torra forte.
- Geleia de frutas: A doçura e acidez de uma geleia de frutas, como geleia de figo ou geleia de frutas vermelhas, pode criar um contraste delicioso com a riqueza e a salinidade do queijo Canastra. Espalhe uma pequena quantidade de geleia sobre uma fatia de queijo e saboreie a combinação de sabores.
- Pão de fermentação natural: O queijo Canastra também pode ser apreciado em combinação com um bom pão de fermentação natural. A textura e o sabor do pão artesanal complementam bem a cremosidade e a intensidade do queijo.
- Receitas: É um queijo versátil, também muito bom para criação de receitas como Pão de Queijo, Pìzza, Empadinha, Quiche e quaisquer outras delícias que a criatividade alcançar.
Peso: 1kg em média.
Maturação Média: 14 dias
Validade: 90 dias.
Composição: Mix de Carnes bovina e suína.
Disponível nos sabores:
-
Tradicional
-
Azeitona
-
Pimenta Biquinho
-
Pimenta Calabresa
Harmonização: O salaminho é uma pedida ideal para a montagem de tábuas de petiscos. Ele pode ser harmonizado com diversos tipos de queijo, além de ficar muito gostoso combinado com geleias e até mesmo algumas frutas. O salame também acompanha deliciosamente uma cerveja, um vinho ou até mesmo uma boa cachaça mineira!
Peso: 430g em média.
Validade: 90 dias. Após aberto, consumir em até 30 dias.
Produção: Vila Caipira, Piumhi/MG, Região da Canastra.
Características: Geleia de cor vermelha bem escura e intensa, levemente picante, sabor proeminente de blueberry e com toques de mel.
Harmonização: A geleia agridoce de pimenta pode ser harmonizada de várias formas. Ela combina bem com queijos como o Canastra, os queijos do Mix 4 queijos e o Reino Bola, além de ser um bom acompanhamento para carnes assadas ou grelhadas. Também pode ser usada em sanduíches e hambúrgueres, proporcionando um toque picante e adocicado. Na tábua de frios, harmoniza-se com embutidos como salame e presunto. Além disso, pode ser utilizada como molho para petiscos, como bolinhos de queijo, batatas fritas e nuggets de frango.
Peso: 250g
Produção: Geleias Terra do Fogo, Piumhi/MG.
Validade: 90 dias.
Queijo Canastra Autêntico
O Queijo Canastra é reconhecido como patrimônio imaterial e cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e para ser autêntico só pode ser produzido aqui na Região da Serra Canastra composta pelos municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Piumhi, Medeiros, Bambuí, Tapiraí e Delfinópolis.
Como conservar o Queijo Canastra
Ao receber o queijo em casa, retire do papel manteiga ou embalagem, o ideal é colocar sobre uma tábua de madeira, prato ou recipiente próprio para queijos.
Durante o transporte é normal o queijo liberar manteiga e/ou soro devido a embalagem e temperaturas mais quentes. Retire da embalagem e lave em água corrente, em seguida seque com pano ou papel toalha.
O queijo pode ser armazenado em geladeira utilizando recipientes próprios para queijos ou embrulhado em plástico filme. Caso necessário, seque novamente com pano ou papel toalha antes de guardá-lo, garantindo assim seu sabor e textura. Ideal consumir em até um mês.
Antes do consumo, retire da geladeira o deixe em temperatura ambiente por 20 a 30 minutos, assim ele retomará seu aroma e consistência natural.
Como continuar a maturação do Queijo Canastra
Para aqueles que apreciam um queijo de sabor mais acentuado é possível continuar a maturação em casa, deixando o queijo fora da geladeira em local fresco e arejado, sobre uma tábua de madeira ou prata e coberto com pano fino.
É ideal virá-lo diariamente para que a maturação ocorra dos dois lados. A cada dia o queijo ficará com a textura mais firme e sabor mais intenso, sempre em função do clima local. Dessa forma, o queijo também tende a se conservar por mais tempo.
O Maturador em madeira é perfeito para a cura de queijos e pode simplificar o processo, além de ser uma linda peça de decoração. Temos vários modelos e tamanhos, confira!
O que é o Queijo Tipo Canastra?
Queijo Canastra ou Queijo Tipo Canastra são as denominações para o queijo tradicional produzido na Serra da Canastra, sendo que para levar esse nome esse produto deve ser feito nas cidades que englobam a Microrregião da Canastra e seguindo a receita única tradicional de leite cru, coalho, sal e pingo.
O que é o "Pingo" na produção do queijo?
O pingo é uma espécie de fermento natural, no qual o soro que escorre dos queijos é coletado em pequenos baldes para ser utilizado na produção do próximo queijo, mantendo assim a fermentação com a microbiota própria da região.
Qual é o sabor do queijo canastra?
Com sabor marcante e típico de um produto artesanal, o Canastra é um queijo de gosto proeminente e intenso, com uma complexidade de sabores advindos do leite cru. Além disso, possui uma leve picância de fundo que dá um toque ainda mais marcante e saboroso ao produto.
Por ser uma peça artesanal única, o sabor do queijo varia conforme a época do ano e o estágio de maturação, podendo apresentar uma coloração mais branca e um sabor mais moderado com aspecto fresco, ou uma casca bem amarelada e um sabor mais intenso, assim tendo um aspecto bem mais seco e curado.
Por que o queijo canastra é bom?
Por ter uma receita tão tradicional, esse queijo é produzido há mais de 200 anos no Brasil, sendo um primo direto do Queijo Serra da Estrela. A junção dessa tradição com as condições de clima, relevo, altitude e pastagem da região fazem com que o Canastra tenha um sabor único e inigualável, sendo reconhecido mundialmente por sua qualidade.
Como comer o queijo Canastra?
Esse queijo pode ser consumido puro, acompanhado de um cafézinho ou até mesmo um bom vinho. Apesar disso, também é um queijo que combina perfeitamente com inúmeras receitas e formas de preparo, sendo ideal para sanduíches, pão de queijo, quiche, ralado sobre massas ou até mesmo frito na frigideira. Quando preparado, o queijo canastra meia cura acentua seu sabor e traz nuances completamente diferentes para o produto, realçando ainda mais o seu gosto artesanal.
Pode comer a casca do Queijo Canastra?
Sim, a casca do queijo canastra pode ser comida e faz parte da experiência do produto, sendo que quando curado a casca fica mais amarelinha e firma, enquanto o interior fica mais esbranquiçado e cremoso.
Informações Nutricionais:
Quantidade por Porção - 30g (1 fatia)
|
|
%VD*
|
Valor Energético
|
103 Kcal = 433 KJ
|
5
|
Carboidratos
|
3,0g
|
0
|
Proteínas
|
8,0g
|
11
|
Gorduras Totais
|
7,2g
|
13
|
Gorduras Saturadas
|
4,6g
|
21
|
Gorduras Trans
|
0,3g
|
-
|
Fibra Alimentar
|
0,0g
|
0
|
Sódio
|
277mg
|
12
|
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000Kcal ou 8.400KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*Alérgicos: Contém Leite. Contém Lactose.
*Não contém Glúten.
O salame pode ser armazenado em geladeira embrulhado em plástico filme.
Antes do consumo, retire da geladeira o deixe em temperatura ambiente por 20 a 30 minutos, assim ele retomará seu aroma e consistência natural.
O que é feito o salame?
O salame é um embutido tradicionalmente feito de carne suína, embora também possa ser feito com outras carnes, como bovina ou de aves. Se for curado, o tempo de cura pode variar, mas geralmente leva algumas semanas ou até meses, dependendo do tipo de salame e do método de produção.
Como é bom comer salame?
Para harmonizar salames, é importante considerar o equilíbrio de sabores. Combine salames com queijos suaves e cremosos, como trufado ou Canastra. O contraste entre o salame salgado e a textura macia do queijo cria uma combinação deliciosa. Ao escolher bebidas, opte por vinhos tintos secos, como Cabernet Sauvignon ou Merlot. Também pode-se experimentar com um vinho rosé seco ou até mesmo um espumante brut. Você também pode servir salames com pães crocantes, como grissinis ou baguetes. A textura crocante do pão contrasta com a maciez do salame e proporciona uma experiência agradável. Por fim, é possível combinar salames com frutas frescas ou geleias agridoces. Essas frutas proporcionam um contraste doce e refrescante, que harmoniza bem com a intensidade do salame.
Qual é a diferença entre salame e mortadela?
Apesar de muitas vezes a mortadela ser chamada de salame, os salames (ou salaminhos) são embutidos que passam por um processo de defumação e em alguns casos até são curados, enquanto a mortadela é um alimento reconstituído, cozido e ultraprocessado que tem como função principal o acompanhamento de pães, ainda que possa ser utilizada como aperitivo.
Qual é a diferença entre salame e linguiça?
A linguiça é um produto embutido e fresco, que não passa por um processo de maturação. Os salames no geral passam por esse processo, além de serem produtos prontos para consumo, enquanto a linguiça precisa ser preparada.
Qual bebida combina com salame?
O salaminho é super versátil e vai bem com diversas bebidas como cerveja, vinho e cachaça. Uma boa cachaça mineira é uma pedida ideal para o salame, já que realça seu sabor salgado e defumado e valoriza também a bebida.
Em consumo moderado, a geleia de pimenta pode ser uma fortíssima aliada para trazer sabor sem comprometer muito o número de calorias, além de ter uma ação termogênica baixa porém relevante.
Essa geleia é muito ardida?
Não! A geleia tem um ardidinho super moderado, sentindo só no fundinho e não comprometendo o sabor e a experiência.
Quais queijos comer com a geleia?
Vários queijos harmonizam deliciosamente com essa geleia, desde queijos para tábuas de frios até aqueles que ficam bem em receitas, tais como: