Kit Queijo Canastra Meia Cura Tradicional com Super Café Mineiro
Simulador de Frete
- Calcular freteKit Queijo Canastra Meia Cura 1kg + Café Super Café Mineiro Superior 100% Arábica 500g - Moído
Informações Sobre o Kit Queijo Canastra meia cura com o Super Café:
Informações Sobre o Queijo: Casca amarelada, textura lisa e macia, sabor marcante do queijo artesanal.
Ingredientes: Leite cru, coalho, pingo e Sal
Produtores: Lobeira, Ponte Velhano, Pedacin da Serra, Capão Grande.
*Enviamos conforme o estoque, caso tenha preferência de produtor favor nos informar na montagem do pedido.
Terroir: Microrregião da Canastra, Minas Gerais.
*Observações:
O queijo pode variar o seu estágio de maturação conforme a época do ano, podendo ser enviado mais fresco ou mais curado a partir da demanda.
Os furos / buraquinhos no queijo também podem variar conforme sua maturação, podendo ocasionar em um queijo mais liso ou mais furadinho.
Harmonização:
- Vinho tinto encorpado: Um vinho tinto encorpado, como um Malbec ou Cabernet Sauvignon, pode ser uma excelente escolha para harmonizar com o queijo Canastra. A estrutura e os taninos desses vinhos combinam bem com a intensidade e a cremosidade do queijo.
- Vinho branco mineral: Para uma abordagem diferente, experimente combinar o queijo Canastra com um vinho branco mineral, como um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc. Esses vinhos frescos e cítricos podem equilibrar a riqueza do queijo, criando uma harmonização refrescante.
- Cerveja artesanal: Uma boa cerveja artesanal pode ser uma ótima opção para harmonizar com o queijo Canastra. Escolha uma cerveja de estilo mais encorpado, como uma Belgian Tripel ou uma Stout, que tenha notas maltadas e torradas para combinar com os sabores intensos do queijo.
- Doces tradicionais: O Canastra é ideal para comer com uma goiabada cascão, um doce de leite ou até mesmo compotas, dando uma complexidade de sabores misturando o doce com o salgado e valorizando todo o sabor do queijo.
- Café: Sendo um queijo tão versátil, o Canastra também vai super bem com um café de qualidade, sobretudo aqueles de acidez moderada e torra forte.
- Geleia de frutas: A doçura e acidez de uma geleia de frutas, como geleia de figo ou geleia de frutas vermelhas, pode criar um contraste delicioso com a riqueza e a salinidade do queijo Canastra. Espalhe uma pequena quantidade de geleia sobre uma fatia de queijo e saboreie a combinação de sabores.
- Pão de fermentação natural: O queijo Canastra também pode ser apreciado em combinação com um bom pão de fermentação natural. A textura e o sabor do pão artesanal complementam bem a cremosidade e a intensidade do queijo.
- Receitas: É um queijo versátil, também muito bom para criação de receitas como Pão de Queijo, Pìzza, Empadinha, Quiche e quaisquer outras delícias que a criatividade alcançar.
Peso: 1kg em média.
Maturação Média: 14 dias
Validade: 90 dias.
Informações Sobre o Super Café Mineiro Superior:
Peso: 500g
Formato: Torrado e Moído
Torra: Média/Forte
Validade: 90 dias.
Produção: Super Café Mineiro, Piumhi/MG.
Queijo Canastra Autêntico
O Queijo Canastra é reconhecido como patrimônio imaterial e cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e para ser autêntico só pode ser produzido aqui na Região da Serra Canastra composta pelos municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Piumhi, Medeiros, Bambuí, Tapiraí e Delfinópolis.
Como conservar o Queijo Canastra
Ao receber o queijo em casa, retire do papel manteiga ou embalagem, o ideal é colocar sobre uma tábua de madeira, prato ou recipiente próprio para queijos.
Durante o transporte é normal o queijo liberar manteiga e/ou soro devido a embalagem e temperaturas mais quentes. Retire da embalagem e lave em água corrente, em seguida seque com pano ou papel toalha.
O queijo pode ser armazenado em geladeira utilizando recipientes próprios para queijos ou embrulhado em plástico filme. Caso necessário, seque novamente com pano ou papel toalha antes de guardá-lo, garantindo assim seu sabor e textura. Ideal consumir em até um mês.
Antes do consumo, retire da geladeira o deixe em temperatura ambiente por 20 a 30 minutos, assim ele retomará seu aroma e consistência natural.
Como continuar a maturação do Queijo Canastra
Para aqueles que apreciam um queijo de sabor mais acentuado é possível continuar a maturação em casa, deixando o queijo fora da geladeira em local fresco e arejado, sobre uma tábua de madeira ou prata e coberto com pano fino.
É ideal virá-lo diariamente para que a maturação ocorra dos dois lados. A cada dia o queijo ficará com a textura mais firme e sabor mais intenso, sempre em função do clima local. Dessa forma, o queijo também tende a se conservar por mais tempo.
O Maturador em madeira é perfeito para a cura de queijos e pode simplificar o processo, além de ser uma linda peça de decoração. Temos vários modelos e tamanhos, confira!
O que é o Queijo Tipo Canastra?
Queijo Canastra ou Queijo Tipo Canastra são as denominações para o queijo tradicional produzido na Serra da Canastra, sendo que para levar esse nome esse produto deve ser feito nas cidades que englobam a Microrregião da Canastra e seguindo a receita única tradicional de leite cru, coalho, sal e pingo.
O que é o "Pingo" na produção do queijo?
O pingo é uma espécie de fermento natural, no qual o soro que escorre dos queijos é coletado em pequenos baldes para ser utilizado na produção do próximo queijo, mantendo assim a fermentação com a microbiota própria da região.
Qual é o sabor do queijo canastra?
Com sabor marcante e típico de um produto artesanal, o Canastra é um queijo de gosto proeminente e intenso, com uma complexidade de sabores advindos do leite cru. Além disso, possui uma leve picância de fundo que dá um toque ainda mais marcante e saboroso ao produto.
Por ser uma peça artesanal única, o sabor do queijo varia conforme a época do ano e o estágio de maturação, podendo apresentar uma coloração mais branca e um sabor mais moderado com aspecto fresco, ou uma casca bem amarelada e um sabor mais intenso, assim tendo um aspecto bem mais seco e curado.
Por que o queijo canastra é bom?
Por ter uma receita tão tradicional, esse queijo é produzido há mais de 200 anos no Brasil, sendo um primo direto do Queijo Serra da Estrela. A junção dessa tradição com as condições de clima, relevo, altitude e pastagem da região fazem com que o Canastra tenha um sabor único e inigualável, sendo reconhecido mundialmente por sua qualidade.
Como comer o queijo Canastra?
Esse queijo pode ser consumido puro, acompanhado de um cafézinho ou até mesmo um bom vinho. Apesar disso, também é um queijo que combina perfeitamente com inúmeras receitas e formas de preparo, sendo ideal para sanduíches, pão de queijo, quiche, ralado sobre massas ou até mesmo frito na frigideira. Quando preparado, o queijo canastra meia cura acentua seu sabor e traz nuances completamente diferentes para o produto, realçando ainda mais o seu gosto artesanal.
Pode comer a casca do Queijo Canastra?
Sim, a casca do queijo canastra pode ser comida e faz parte da experiência do produto, sendo que quando curado a casca fica mais amarelinha e firma, enquanto o interior fica mais esbranquiçado e cremoso.
Informações Nutricionais:
Quantidade por Porção - 30g (1 fatia)
|
|
%VD*
|
Valor Energético
|
103 Kcal = 433 KJ
|
5
|
Carboidratos
|
3,0g
|
0
|
Proteínas
|
8,0g
|
11
|
Gorduras Totais
|
7,2g
|
13
|
Gorduras Saturadas
|
4,6g
|
21
|
Gorduras Trans
|
0,3g
|
-
|
Fibra Alimentar
|
0,0g
|
0
|
Sódio
|
277mg
|
12
|
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000Kcal ou 8.400KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*Alérgicos: Contém Leite. Contém Lactose.
*Não contém Glúten.
Como consumir o café?
Existem diversas formas de consumir essa bebida, que também variam dentro do próprio preparo, mas principalmente na qualidade do produto e no tipo de moagem com suas funções distintas. Algumas formas de preparo são:
Café coado: A forma clássica, e a mais querida pelos brasileiros! É feita colocando-se pó de café em um filtro de papel ou de pano e despejando água quente sobre ele. A água passa pelo filtro e extrai os sabores e óleos dos grãos, produzindo uma bebida limpa e suave. Há muitas maneiras de extrair uma boa bebida a partir do café coado, desde a temperatura da água, o uso de água filtrada, a lavagem do filtro e até mesmo o tipo de torra do café. Tudo isso vai influenciar nas pequenas nuances de sabor da bebida!
Café espresso: É o famoso café de maquininha. Água quente é forçada sob alta pressão através de uma pequena quantidade de pó de café moído finamente, resultando em uma bebida encorpada, concentrada e com uma camada de creme na superfície. O café espresso é amplamente consumido em empresas, já que contém uma quantidade maior de cafeína e é de fácil preparo.
Café Prensado: Utilizando-se de uma prensa francesa, é adicionado um café de moagem mais grossa que passa por essa garrafa especial, equipada com um êmbolo. A água fervente é colocada direto no pó, que fica por cerca de 3 a 5 minutos em infusão. Dado esse tempo, o êmbolo é apertado para prensar o café para baixo, enquanto o líquido fica na parte de cima. Esse método tem como produto final uma bebida com menos cafeína, mas que extrai bem os óleos dos grãos.
Café de cafeteira italiana (Moka): É um método de preparo em que a água é aquecida em uma base, criando pressão que faz com que a água passe por uma câmara de café moído e suba para uma parte superior, resultando em um café aromático e forte.
Café de imersão: Coloca-se o café direto na água da fervura, fazendo com que o mesmo fique mais concentrado e por mais tempo em infusão. Quando atinge a temperatura de ebulição, o café é coado normalmente, dando uma bebida forte e de aspecto encorpado.
Café solúvel: Café em que os grãos são pré-processados e desidratados. Para preparar, basta adicionar água quente ao café instantâneo em pó e mexer até dissolver.
Quais são os benefícios do Café para a saúde?
O café é uma bebida rica em cafeína, um poderoso estimulante que oferece muitos benefícios para o corpo, como aquela energia extra que a gente tanto aprecia! Apesar disso, a cafeína deve ser consumida com moderação, já que o excesso dela pode causar taquicardia, tremedeiras ou até problemas mais sérios no coração.
Conheça os benefícios do café:
Energia: A cafeína presente no café pode melhorar o estado de alerta, a concentração e o desempenho cognitivo. Isso pode ajudar a aumentar a produtividade e a reduzir a fadiga.
Melhora do desempenho físico: A cafeína também pode melhorar o desempenho atlético, uma vez que estimula o sistema nervoso central e aumenta a disponibilidade de ácidos graxos livres, que são utilizados como fonte de energia durante o exercício físico.
Antioxidantes: O café contém uma quantidade significativa de antioxidantes, como polifenóis, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo. Os antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, certos tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.
Saúde cardiovascular: Estudos sugerem que o consumo moderado de café pode estar associado a um menor risco de doenças cardíacas, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca congestiva. No entanto, é importante notar que adições como açúcar e gorduras saturadas em café podem anular esses benefícios.
Saúde metabólica: O café pode ajudar a melhorar a saúde metabólica. Pesquisas mostram que o consumo regular de café está associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 e pode melhorar a sensibilidade à insulina
*Esses textos foram retirados direto do nosso BLOG! Quer ficar por dentro de vários artigos e informativos sobre produtos de Minas Gerais? CLIQUE AQUI e corre lá para conferir.
Como harmonizar o café?
Cada método de preparo pode ser combinado com alimentos específicos para criar uma experiência equilibrada. Um espresso intenso, por exemplo, pode ser acompanhado por um pedaço de bolo de nozes, enquanto um café filtrado suave pode ser apreciado ao lado de uma fatia de torta de frutas frescas.